TUDO SOBRE AZEITE DE OLIVA E SEUS BENEFÍCIOS Pular para o conteúdo principal

TUDO SOBRE AZEITE DE OLIVA E SEUS BENEFÍCIOS

AZEITE DE OLIVA E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE


Entre os óleos comestíveis comercializados mundialmente, o azeite de oliva é um dos mais importantes e antigos do mundo e muito utilizado na culinária mediterrânea. É rico em ácidos graxos monoinsaturados, principalmente o oleico (ômega-9), que possuem propriedades de reduzir concentrações sanguíneas de LDL (ou “mau” colesterol) e aumentar o HDL (“bom” colesterol).
O azeite também é rico em polifenois, responsáveis pelo seu sabor característico, e que possuem ação antioxidante, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, protegem contra alguns tipos de câncer, e tem papel importante na produção de compostos que mediam a inflamação no organismo. Além disso, o teor de antioxidantes determina a estabilidade do azeite, ou seja, sua conservação e sua resistência.

COMO É FEITO O AZEITE DE OLIVA?

O azeite de oliva é obtido a partir da prensagem de azeitonas maduras, que é tratado exclusivamente por processos físicos: lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação.
Não são adicionados produtos químicos para agilizar a extração, por isso, o resultado é um produto de boa qualidade, não fermentado e de baixa acidez. Por sofrer prensagem a frio, são necessários 6 kg de matéria-prima para se obter 1 litro de azeite.

TIPOS DE AZEITE

Diversos fatores influenciam na qualidade do azeite de oliva, como a variedade da azeitona, condições climáticas na etapa de produção, tipo de solo, práticas do cultivo, estado de maturação do fruto, acidez e tempo de processamento das azeitonas após a colheita. Sendo assim, o azeite pode ser classificado em diferentes tipos:

AZEITE EXTRAVIRGEM

Possui acidez menor ou igual a 0,80%, e é bem avaliado nos testes sensoriais. É um produtos de alta qualidade e normalmente utilizado na finalização de pratos ou saladas.

AZEITE VIRGEM

 Boa qualidade, mas pode apresentar “defeitos” de cheiro e sabor em comparação ao azeite extravirgem. Apresenta acidez entre 0,8 a 2%.

AZEITE VIRGEM LAMPANTE 

Tem acidez superior a 2%. Não pode ser consumido diretamente e, para que possa ser comercializado, deve passar por refinação. A partir do azeite lampante, podem ser fabricados mais dois tipos de azeites:
  • Azeite refinado: obtido de azeitonas com alterações sensoriais, normalmente devido a problemas climáticos. Através do refino, é eliminado problemas referente a cor, sabor, aroma, além de parte das vitaminas e outros nutrientes. Porém, a estrutura química do azeite não é modificada, resultando em um produto com acidez máxima de 0,3%. Não é vendido aos consumidores, sendo destinado exclusivamente ao uso industrial. O azeite refinado pode ser misturado com outros tipos de azeite, como o azeite virgem ou extravirgem. Deve possuir acidez igual ou inferior a 1% e é classificado como azeite de oliva.
  • Azeite composto: é um azeite de qualidade inferior, constituído de azeite refinado misturado com outros tipos de óleos, como o óleo de soja.

O QUE SIGNIFICA A ACIDEZ DO AZEITE?

A acidez determina a qualidade do azeite. O conteúdo de acidez depende de vários fatores, como por exemplo, as pragas que estiveram em contato com a oliveira, o clima, a manipulação das azeitonas, o processo de produção e armazenamento do azeite. Qualquer dano sofrido pela azeitona durante a colheita, transporte e estocagem, causa alterações e aumento da acidez.

BENEFÍCIOS DO AZEITE DE OLIVA

  • Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular
  • Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K)
  • Fonte de antioxidantes, pode prevenir doenças degenerativas e câncer
  • Ação anti-inflamatória
  • Fonte de gordura mono e polinsaturadas, benéficas para a saúde
  • Fonte de vitamina E

AZEITE DE OLIVA EMAGRECE

O azeite de oliva emagrece e pode ser consumido em dietas para perda de peso. Esse efeito ocorre devido ao seu poder de aumentar a sensação de saciedade, já que demora mais tempo para ser digerido. Além disso, a ação anti-inflamatória do azeite pode auxiliar no tratamento da obesidade, uma doença pró-inflamatória. Para esses efeitos, o azeite deve estar associado com a prática de exercícios físicos e dieta equilibrada, pois apesar de ser uma gordura boa, se consumido em excesso o azeite engorda.

QUAL O MELHOR AZEITE DE OLIVA?

Os azeites de oliva extravirgem são considerados os melhores para consumo devido à baixa acidez. No momento da compra, deve-se preferir aqueles com embalagem de vidro e escuros, pois a incidência de luz pode oxidar o óleo. Em casa, também devem ser armazenados em local escuro, longe do calor.

AZEITE DE OLIVA PARA O CABELO

O azeite de oliva no cabelo também oferece muitos benefícios, pois atua como hidratante, aumentando a umectação natural dos fios. Por ser fonte de vitamina E, retarda o envelhecimento e ressecamento do cabelo.
O azeite de oliva pode ser utilizado apenas na finalização dos pratos ou refogados simples, que não ficam muito tempo expostos ao calor, já que altas temperaturas alteram as características e benefícios do azeite. Apenas uma ou duas colheres de sopa ao dia já oferecem todos os seus benefícios.
Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja passo a passo como fazer a Dieta da Proteína, suas fases, cardápio, alimentos permitidos e receitas!

Veja passo a passo como fazer a Dieta da Proteína, suas fases, cardápio, alimentos permitidos e receitas! Como perder peso com saúde e qualidade de vida? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem na busca de um corpo saudável e em forma. Com tantas e tantas  dietas  por aí, por vezes fica até difícil saber qual é a melhor para seguirmos não é mesmo? Para tornar menos complicada a situação de quem procura uma maneira de ficar com o corpo em forma, gostaríamos de apresentar uma das melhores dietas que ultimamente tem se tornado bastante famosa: a dieta da proteína. Se deseja conhecer um pouco mais sobre ela e descobrir uma maneira rápida e eficiente de perder peso e assim alcançar possivelmente excelentes resultados, continue a leitura desse artigo. 1 – Uma nova proposta Se você deseja ganhar massa muscular magra rápido, clique aqui A proposta trazida por esta dieta está totalmente voltada para a necessidade da maioria esmagadora das pessoas,...

Top 3 Receitas de Saladas Simples Para Dieta

Olá, hoje eu quero trazer aqui para o  blog  três receitas de saladas simples e nutritivas para você que deseja fazer uma  dieta desentoxicante  e saudável para o dia a dia. Na correria do nosso cotidiano, trabalhar cedo, levar os filhos para a escola, academia, limpeza da casa, muitas vezes deixamos a alimentação em segundo plano. Portanto as 3 receitas deste artigo não são receitas muito elaboradas, pois o foco aqui são soluções rápidas para o nosso dia a dia. Confira abaixo as 3 receitas de saladas simples, nutritivas e muito saborosas em um passo-a-passo que elaborei para você aprimorar a sua dieta. 3 Receitas de Saladas Simples Para Sua Dieta Receita 01:  Salada Verde Desentoxicante Ingredientes da Salada: Pepino com casca; -Alho poró; -Broto de alfafa; -Folhas de rúcula; -Folhas de agrião; -Couve; -Nabo. OBS:  A quantidade dos ingredientes varia conforme a sua preferência. Ingredientes do Molho...

Veja passo a passo como fazer a Dieta do Ovo e emagrecer em poucos dias com nossos cardápios e receitas!

A dieta do ovo, ganhou um grande espaço na vida das pessoas, principalmente depois que algumas celebridades a aderiram e endorsaram. Sim, o consumo de ovo em sua dieta alimentar, ajuda e muito no emagrecimento e na reconstrução muscular, onde é muito consumido por pessoas de academia, ou que fazem algum tipo de exercício para perder peso. Como vimos, as celebridades que fazem essa dieta, tem uma alimentação balanceada, acompanhada por nutricionistas e fazem exercícios. Benefícios O ovo, é um alimento quase que completo, já que contém Colina (Encontrada na gema do ovo e recupera, protegendo as células cerebrais), Albumina, Proteína, Aminoácidos, Gorduras Polinsaturadas e Monossaturadas, Zinco, Cálcio, Vitamina A, Vitamina B12, Biotina Triptofano, Folato, Vitamina E, Vitamina D, Vitamina K e Sais Minerais, Zeoxantina, Luteína. Por conter todos esses ingredientes, o ovo se torna benéfico para não só na reposição muscular, quanto no humor, por ajudar a liberar a serotonin...