TUDO SOBRE AZEITE DE OLIVA E SEUS BENEFÍCIOS Pular para o conteúdo principal

TUDO SOBRE AZEITE DE OLIVA E SEUS BENEFÍCIOS

AZEITE DE OLIVA E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE


Entre os óleos comestíveis comercializados mundialmente, o azeite de oliva é um dos mais importantes e antigos do mundo e muito utilizado na culinária mediterrânea. É rico em ácidos graxos monoinsaturados, principalmente o oleico (ômega-9), que possuem propriedades de reduzir concentrações sanguíneas de LDL (ou “mau” colesterol) e aumentar o HDL (“bom” colesterol).
O azeite também é rico em polifenois, responsáveis pelo seu sabor característico, e que possuem ação antioxidante, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, protegem contra alguns tipos de câncer, e tem papel importante na produção de compostos que mediam a inflamação no organismo. Além disso, o teor de antioxidantes determina a estabilidade do azeite, ou seja, sua conservação e sua resistência.

COMO É FEITO O AZEITE DE OLIVA?

O azeite de oliva é obtido a partir da prensagem de azeitonas maduras, que é tratado exclusivamente por processos físicos: lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação.
Não são adicionados produtos químicos para agilizar a extração, por isso, o resultado é um produto de boa qualidade, não fermentado e de baixa acidez. Por sofrer prensagem a frio, são necessários 6 kg de matéria-prima para se obter 1 litro de azeite.

TIPOS DE AZEITE

Diversos fatores influenciam na qualidade do azeite de oliva, como a variedade da azeitona, condições climáticas na etapa de produção, tipo de solo, práticas do cultivo, estado de maturação do fruto, acidez e tempo de processamento das azeitonas após a colheita. Sendo assim, o azeite pode ser classificado em diferentes tipos:

AZEITE EXTRAVIRGEM

Possui acidez menor ou igual a 0,80%, e é bem avaliado nos testes sensoriais. É um produtos de alta qualidade e normalmente utilizado na finalização de pratos ou saladas.

AZEITE VIRGEM

 Boa qualidade, mas pode apresentar “defeitos” de cheiro e sabor em comparação ao azeite extravirgem. Apresenta acidez entre 0,8 a 2%.

AZEITE VIRGEM LAMPANTE 

Tem acidez superior a 2%. Não pode ser consumido diretamente e, para que possa ser comercializado, deve passar por refinação. A partir do azeite lampante, podem ser fabricados mais dois tipos de azeites:
  • Azeite refinado: obtido de azeitonas com alterações sensoriais, normalmente devido a problemas climáticos. Através do refino, é eliminado problemas referente a cor, sabor, aroma, além de parte das vitaminas e outros nutrientes. Porém, a estrutura química do azeite não é modificada, resultando em um produto com acidez máxima de 0,3%. Não é vendido aos consumidores, sendo destinado exclusivamente ao uso industrial. O azeite refinado pode ser misturado com outros tipos de azeite, como o azeite virgem ou extravirgem. Deve possuir acidez igual ou inferior a 1% e é classificado como azeite de oliva.
  • Azeite composto: é um azeite de qualidade inferior, constituído de azeite refinado misturado com outros tipos de óleos, como o óleo de soja.

O QUE SIGNIFICA A ACIDEZ DO AZEITE?

A acidez determina a qualidade do azeite. O conteúdo de acidez depende de vários fatores, como por exemplo, as pragas que estiveram em contato com a oliveira, o clima, a manipulação das azeitonas, o processo de produção e armazenamento do azeite. Qualquer dano sofrido pela azeitona durante a colheita, transporte e estocagem, causa alterações e aumento da acidez.

BENEFÍCIOS DO AZEITE DE OLIVA

  • Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular
  • Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K)
  • Fonte de antioxidantes, pode prevenir doenças degenerativas e câncer
  • Ação anti-inflamatória
  • Fonte de gordura mono e polinsaturadas, benéficas para a saúde
  • Fonte de vitamina E

AZEITE DE OLIVA EMAGRECE

O azeite de oliva emagrece e pode ser consumido em dietas para perda de peso. Esse efeito ocorre devido ao seu poder de aumentar a sensação de saciedade, já que demora mais tempo para ser digerido. Além disso, a ação anti-inflamatória do azeite pode auxiliar no tratamento da obesidade, uma doença pró-inflamatória. Para esses efeitos, o azeite deve estar associado com a prática de exercícios físicos e dieta equilibrada, pois apesar de ser uma gordura boa, se consumido em excesso o azeite engorda.

QUAL O MELHOR AZEITE DE OLIVA?

Os azeites de oliva extravirgem são considerados os melhores para consumo devido à baixa acidez. No momento da compra, deve-se preferir aqueles com embalagem de vidro e escuros, pois a incidência de luz pode oxidar o óleo. Em casa, também devem ser armazenados em local escuro, longe do calor.

AZEITE DE OLIVA PARA O CABELO

O azeite de oliva no cabelo também oferece muitos benefícios, pois atua como hidratante, aumentando a umectação natural dos fios. Por ser fonte de vitamina E, retarda o envelhecimento e ressecamento do cabelo.
O azeite de oliva pode ser utilizado apenas na finalização dos pratos ou refogados simples, que não ficam muito tempo expostos ao calor, já que altas temperaturas alteram as características e benefícios do azeite. Apenas uma ou duas colheres de sopa ao dia já oferecem todos os seus benefícios.
Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinvastatina Emagrece em quanto Tempo?

Sinvastatina Emagrece em quanto Tempo? Sinvastatina Emagrece em quanto Tempo? Ela é uma substância que é utilizada por pessoas com problemas de saúde ou que precisam Emagrecer Rápido . Ela ajuda emagrecer sim, mas deve ser utilizada com cautela. Ela atua como um proteção básica a derrames, ataques cardíacos e ajuda no fluxo sanguíneo e etc, mas tome cuidado nem tudo são flores. Como a Sinvastatina age no Corpo Este medicamento trabalha reduzindo os níveis de colesterol no sangue (LDL) e aumentando o bom colesterol (HDL). O colesterol ruim, é um dos grandes responsáveis pelo  entupimento das artérias  e estreitamento dos vasos sanguíneos. Além disso como o entupimento das veias, o sangue deixa de levar o oxigênio e nutrientes ao coração e consequentemente deixa de nutrir o corpo acarretando diversas consequências e até a morte. Isso tudo pode ser revertido se você possuir uma dieta simples mas eficaz eu um pouco de Exercícios que você também pode aprende por  aqui O L

➟DIETA De 17 Dias EMAGRECE Mesmo? | Resultados ANTES & DEPOIS — Preço — EBOOK

dieta-de-17-dias-funciona Dieta de 17 Dias Emagrece Mesmo? , A Dieta de 17 Dias   é um  e-book   completo  com Grupo VIP no Facebook para você aprender do  ZERO  a  como   emagrecer  de forma  saudável  e rápida em apenas 17 dias! Mesmo que você não tenha muito tempo disponível e não saiba nada sobre alimentação saudável ou perda de peso. Você também pode estar conferindo os resultados de antes e depois. Descubra o Método de Emagrecimento Utilizado Por Milhares de Mulheres,Para PERDER de 5 a 10KG Em Apenas 17 Dias! 👉  Clique aqui  e acesse o Site Oficial do Dieta de 17 Dias Veja os Resultados de Pessoas Reais Antes & Depois Dieta De 17 Dias Emagrecedor dieta de 17 dias,dieta de 17 dias funciona,dieta de 17 dias depoimentos,dieta 17 dias,dieta,dieta para emagrecer,dieta de 17 dias vale a pena,dieta 17 dias funciona,dieta de 17 dias realmente funciona 👉  Clique aqui  e acesse o Site Oficial do Dieta de 17 Dias Dieta De 17 Dias Funciona Mesmo? Emagrece?

Plano detox para recuperar dos excessos em apenas 3 dias

Plano detox para recuperar dos excessos em apenas 3 dias Entre sumos, saladas e sopas, vai conseguir ficar com a barriga lisa e ainda limpar o organismo.             01/01/2018 às 07:41 Não custa nada e provoca resultados. Além das férias de verão, há outra altura do ano em que não temos hora certa para acordar, snacks preparados para comer durante o dia, nem medo de cometer tragédias alimentares. Já adivinhou de que época estamos a falar? Neste caso, são duas: Natal e Passagem de Ano. Rabanadas, sonhos, filhós, bolo-rei, muitas bebidas calóricas e marisco sem fim. Provou de tudo e agora não vale a pena martirizar-se.  Neste momento, deve focar-se em voltar a ter uma alimentação equilibrada. O importante é não fazer daquelas duas semanas um hábito. Para isso, a NiT criou um plano Detox com a ajuda da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “ Plano Detox Receitas Para emagrecer “. É simples, rápido de aplicar e vai ajudá-lo a recuperar dos