Comprovado: ingerir álcool aumenta a fome e o apetite, diz estudo Pular para o conteúdo principal

Comprovado: ingerir álcool aumenta a fome e o apetite, diz estudo

Saiba o porquê de muitas pessoas comerem mais depois de tomarem alguns drinques


Cientistas descobriram que, ao ingerirmos bebidas alcoólicas, instantaneamente, nosso cérebro é alterado para o “modo fome”, o que explica o aumento de apetite.
Após catalogarem resultados de pesquisas em camundongos, cientistas britânicos descobriram que o álcool ativa os sinais cerebrais responsáveis por alertar o corpo de que estamos com fome — os achados foram publicados  no jornal científico Nature Communications.
As conclusões dessa recente pesquisa, que também pode ser aplicada aos seres humanos, provam que o ato de comer mais depois de tomar alguns drinques não está ligado apenas a uma perda da restrição — muito comum em diversas situações em que estamos levemente alcoolizadas; na verdade, o mecanismo é uma resposta neuronal, de acordo com informações do Instituto Francis Crick, em Londres.

Como funcionou o estudo

Os ratinhos foram submetidos, durante três dias, a uma dose de álcool equivalente a uma garrafa e meia de vinho por pessoa. A substância causou maior incidência na atividade dos neurônios AGRP, responsáveis por regular a fome. Resultado: os animais comeram mais do que o normal.
Então, os pesquisadores repetiram a experiência, mas com a ajuda de uma outra substância, bloquearam esses neurônios. Os camundongos não comeram tanto como da primeira vez, o que sugere que os AGRP são capazes de induzir a ingestão do álcool.
Quando os pesquisadores repetiram a experiência, mas bloquearam os neurônios com uma droga, os ratos não comeram tanto. Isso sugere, de acordo com os pesquisadores, que os neurônios são responsáveis pela maior ingestão alimentos após tomarmos álcool.

Por que consumir menos álcool?

A bebida em si também é extremamente calórica. Por exemplo, uma taça de vinho grande e cheia pode conter o mesmo valor calórico que um donut, isto é, 200 calorias.
Denis Burdakov, um dos autores do estudo, afirmou que compreender as alterações que a ingestão de álcool acarreta no nosso corpo pode ajudar a controlar a obesidade. Uma boa notícia para nós, já que mais da metade da população brasileira (51%) apresenta sobrepeso, de acordo com um levantamento do Ministério da Saúde.
Sir Ian Gilmore, professor da associação Alcohol Health Alliance UK, fez um alerta para que as pessoas se conscientizem sobre o impacto que a substância pode ter na alimentação de cada indivíduo e os riscos associados ao seu consumo.
“O álcool é responsável por mais de 60 doenças e aqueles que o consomem colocam-se em risco ainda maior quando o combinam com uma alimentação desregrada e excessiva. Especialmente porque, quando as pessoas bebem, são mais propensas a fazer escolhas alimentares menos saudáveis”, diz Ian. E ele compelta: “Tanto é que o álcool e a obesidade são responsáveis por 90% das mortes relacionadas a problemas no fígado. A substância também é duas vezes mais tóxica para o órgão em pacientes muito obesos.”
De gole em gole
Confira abaixo as calorias de algumas bebidas alcoólicas:
Batida de frutas com leite condensado: 504 cal em 1 copo/200 ml
Cachaça: 115 cal em 1 dose/50 ml
Caipirinha de limão com cachaça e açúcar: 263 cal em 1 copo/200 ml
Caipirinha de limão com cachaça e adoçante: 182 cal em 1 copo/200 ml
Caipirinha de limão com vodca e açúcar: 310 cal em 1 copo/200 ml
Caipirinha de morango com saquê e açúcar: 282 cal em 1 copo/200 ml
Caipirinha de morango com saquê e adoçante: 182 cal em 1 copo/200 ml

Cerveja:
 
151 cal em 1 lata/350 ml
Cerveja sem álcool: 82 cal em 1 long neck/355 ml
Chope: 180 cal em 1 tulipa/300 ml
Cuba libre: 170 cal em 1 copo/250 ml
Espumante: 110 cal em 1 taça/125 ml
Gim: 60 cal em 1 dose/30 ml
Margarita: 131 cal em 1 copo/150 ml
Mojito: 250 cal em 1 copo/200 ml
Prosecco: 106 cal em 1 taça/125 ml
Rum: 110 cal em 1 dose/50 ml
Spritz: 261 cal em 1 copo/300 ml
Saquê: 50 cal em 1 dose/35 ml
Smirnoff Ice: 240 cal em 1 long neck/275 ml
Tequila: 110 cal em 1 dose/50 ml
Uísque: 120 cal em 1 dose/50 ml
Vinho tinto: 107 cal em 1 taça/125 ml
Vodca: 120 cal em 1 dose/50 ml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja passo a passo como fazer a Dieta da Proteína, suas fases, cardápio, alimentos permitidos e receitas!

Veja passo a passo como fazer a Dieta da Proteína, suas fases, cardápio, alimentos permitidos e receitas! Como perder peso com saúde e qualidade de vida? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem na busca de um corpo saudável e em forma. Com tantas e tantas  dietas  por aí, por vezes fica até difícil saber qual é a melhor para seguirmos não é mesmo? Para tornar menos complicada a situação de quem procura uma maneira de ficar com o corpo em forma, gostaríamos de apresentar uma das melhores dietas que ultimamente tem se tornado bastante famosa: a dieta da proteína. Se deseja conhecer um pouco mais sobre ela e descobrir uma maneira rápida e eficiente de perder peso e assim alcançar possivelmente excelentes resultados, continue a leitura desse artigo. 1 – Uma nova proposta Se você deseja ganhar massa muscular magra rápido, clique aqui A proposta trazida por esta dieta está totalmente voltada para a necessidade da maioria esmagadora das pessoas,...

Top 3 Receitas de Saladas Simples Para Dieta

Olá, hoje eu quero trazer aqui para o  blog  três receitas de saladas simples e nutritivas para você que deseja fazer uma  dieta desentoxicante  e saudável para o dia a dia. Na correria do nosso cotidiano, trabalhar cedo, levar os filhos para a escola, academia, limpeza da casa, muitas vezes deixamos a alimentação em segundo plano. Portanto as 3 receitas deste artigo não são receitas muito elaboradas, pois o foco aqui são soluções rápidas para o nosso dia a dia. Confira abaixo as 3 receitas de saladas simples, nutritivas e muito saborosas em um passo-a-passo que elaborei para você aprimorar a sua dieta. 3 Receitas de Saladas Simples Para Sua Dieta Receita 01:  Salada Verde Desentoxicante Ingredientes da Salada: Pepino com casca; -Alho poró; -Broto de alfafa; -Folhas de rúcula; -Folhas de agrião; -Couve; -Nabo. OBS:  A quantidade dos ingredientes varia conforme a sua preferência. Ingredientes do Molho...

Veja passo a passo como fazer a Dieta do Ovo e emagrecer em poucos dias com nossos cardápios e receitas!

A dieta do ovo, ganhou um grande espaço na vida das pessoas, principalmente depois que algumas celebridades a aderiram e endorsaram. Sim, o consumo de ovo em sua dieta alimentar, ajuda e muito no emagrecimento e na reconstrução muscular, onde é muito consumido por pessoas de academia, ou que fazem algum tipo de exercício para perder peso. Como vimos, as celebridades que fazem essa dieta, tem uma alimentação balanceada, acompanhada por nutricionistas e fazem exercícios. Benefícios O ovo, é um alimento quase que completo, já que contém Colina (Encontrada na gema do ovo e recupera, protegendo as células cerebrais), Albumina, Proteína, Aminoácidos, Gorduras Polinsaturadas e Monossaturadas, Zinco, Cálcio, Vitamina A, Vitamina B12, Biotina Triptofano, Folato, Vitamina E, Vitamina D, Vitamina K e Sais Minerais, Zeoxantina, Luteína. Por conter todos esses ingredientes, o ovo se torna benéfico para não só na reposição muscular, quanto no humor, por ajudar a liberar a serotonin...