10 erros que atrapalham o emagrecimento

21:57:00 Foco na Saúde 0 Comments

Já estamos chegando em março e já é hora de colocarmos em prática a promessa de eliminar os quilinhos a mais e aproveitar para adquirir novos hábitos saudáveis.

Para isso, é preciso dedicação e foco extra. E também conhecimento, afinal, muita gente faz dieta e ainda comete alguns pequenos erros que atrapalham e atrasam significativamente o emagrecimento.
Hoje eu vou mostrar a vocês esses principais erros!
Fazer dietas restritivas
Pode soar contraditório, mas emagrecer não tem a ver apenas com dieta, e sim com viver em equilíbrio. Muita gente quando ouve a palavra dieta já pensa em tortura e muitas restrições, mas como vocês sabem, não precisa ser desta forma.
Eu emagreci 33kg e não precisei deixar de comer nada que eu gostava, como mostrei na minha dieta AQUI. Uma dieta de sucesso está relacionada com a forma que se lida com a comida e em como se adquire um estilo de vida mais saudável. Dietas muito restritivas só o deixará mais obsessivo. Você pode até emagrecer, mas o risco de colocar tudo a perder no  primeiro deslize é grande. Portanto, foque na reeducação alimentar.
Ser radical
– O ideal é que você comece a reeducar seus hábitos. Devagar se vai longe. Preocupe-se com a qualidade dos alimentos e os benefícios que eles trarão para a sua saúde. Torne-se saudável e mantenha o equilíbrio sempre. Assim, evita-se o terrível efeito sanfona, causado pelo engorda/emagrece, que é resultado do descontrole alimentar.
Não tente mudar os hábitos da noite para o dia. Um erro comum é começar a cortar tudo o que estava habituado a comer durante anos. Dê um passo de cada vez. Aprenda a comer de maneira inteligente. Busque informações e receitas que mesmo saudáveis são gostosas e atrativas. Quando você perceber, os hábitos antigos farão parte do passado.

Para conquistar o peso ideal e saúde, fazer dieta é importante, mas  os exercícios físicos são importantíssimos. Eu comecei a praticar exercícios desde o início do meu processo de emagrecimento (ver AQUI), e eles foram fundamentais. Escolha uma atividade física que lhe dê prazer e faça um programa semanal, como ensino nesse .
Focar apenas nas calorias
– Não coma apenas pensando na quantidade de calorias. Claro, você também não vai enfiar o pé na jaca, mas ficar preso a esse detalhe lhe trará experiências ruins, ao contrário de ter uma boa e agradável relação com a comida. Foque nos alimentos nutritivos e em quantidades corretas. Comece a ler os rótulos dos alimentos e encontre alimentos que se encaixem nos seus objetivos. Nesse Método eu ensino como ler os rótulos. É importante se alimentar pensando nos macro e micronutrientes também, pois é a escolha certa desses alimentos que irá ditar o emagrecimento saudável.
Dieta de baixas calorias e exercícios intensos
– Quando você corta drasticamente a quantidade de calorias ingeridas e faz exercícios aeróbicos muito intensos, muito provavelmente você vai perder massa magra junto com a gordura, e isso atrapalhará significativamente o seu emagrecimento.
Para reverter a situação, evite as dietas de baixas calorias e exercícios de cardio intensos. Faça um treinamento de resistência, como a musculação, e coma alimentos que estimule a construção muscular.
– É um grande erro acreditar que quanto menos calorias você ingerir mais peso irá perder. Normalmente essa é uma fórmula contrária e você passa a desacelerar o seu emagrecimento. Lembre-se de manter uma dieta balanceada sempre e não exclua grupos alimentares, inclusive as gorduras. Como eu já contei AQUI, elas são importantes para o nosso organismo.
 Traçar metas impossíveis
– Estabeleça objetivos bem definidos e inteligentes. Garanta quantos quilos você pretende perder, como irá fazer para que isso aconteça, qual dieta e exercícios irá realizar. Não trace metas inalcançáveis. Caso você não as atinja, se sentirá frustrado e provavelmente deixará o barco pelo caminho. Nesse  eu mostro como organizei minha dieta e minhas metas. Seja forte e determinado!
Não se informar
– Não deixe de se informar sobre como emagrecer com saúde. Conhecer os fatores que afetam a perda de peso pode prevenir os demais erros citados acima. Mas lembre-se: não acredite em tudo que você lê, principalmente quando parece ser muito bom ou fácil demais. Procure sites, livros e profissionais confiáveis e baseados em pesquisas. Afaste-se das dietas da moda e enganações que existem em cada esquina por aí.
Não se esforçar
–  Você começa uma reeducação alimentar ou dieta, mas logo parece ser cansativo e se torna repetitivo e você desiste. Se matricula na academia, vai uma vez na semana e logo desiste também. Se você se enquadra neste caso, o que lhe falta esforço e determinação suficientes. Não se sabote! Descubra as razões para as quais você sempre joga a toalha e não vai até o fim. Permaneça firme até alcançar os seus objetivos, e depois, vá além deles.
– Procure um médico de confiança antes de começar um processo de emagrecimento. Fazer um check up é super importante para saber se você está com a saúde em dia e pode fazer realmente a reeducação alimentar e praticar os exercícios sem que seja prejudicado. Algumas pessoas não conseguem emagrecer de jeito nenhum e depois descobrem que era em decorrência de algum problema de saúde. Se puder, procure também um nutricionista, que é o profissional capacitado para montar seu plano de dieta e vai te ajudar muito.
Saúde em primeiro lugar sempre! Confie no seu potencial e os resultados que você espera logo serão atingidos!
E aí, gostaram das dicas? Quero saber se vocês já cometeram alguns desses erros?

0 comentários: